Aconteceu o Despertar Vocacional…

O Padre André da Silva,scj, que atua na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tuparendi e que conduziu o encontro, fez um relato sobre este Despertar Vocacional. Leia…
No dia 10 de novembro de 2018, no Recanto Pastoral, em Boa Vista do Buricá, a equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Paróquia São José, realizou o Despertar vocacional. Participaram 63 adolescentes, alguns catequistas, jovens do Emaús e do JSJ.
O encontro denominado como Despertar Vocacional teve como objetivo promover uma reflexão com os adolescentes sobre o sentido da vida e o mistério da vocação. Para a reflexão acontecer, o encontro contou com a participação da Irmã Noemia Flach. Ela é religiosa da congregação Franciscana. Falou do sentido da vocação e deu um depoimento de sua trajetória como religiosa Franciscana a serviço dos mais pobres. A vocação dela foi despertada ao ver a alegria das irmãs.
Após o depoimento da Irmã Noemia, o jovem Rodrigo Bourscheidt, membro da comunidade católica e integrante do Emaús, falou sobre a vida matrimonial, seus desafios e importância do diálogo, da oração e da participação na vida eclesial para o cultivo do casamento.
Outro jovem, Joelmir Fritzen, que reside em São Martinho e serve na sua paróquia como Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, expressou sua vivência de fé, seu envolvimento com a comunidade, sua vida de oração que contribui para o cultivo da amizade com Jesus e para a manutenção da calma e da tranquilidade tão necessárias num tempo marcado pela agitação.
Como Sacerdote, falei para os adolescentes sobre a vida sacerdotal. Abordei tal temática enfatizando que Jesus dá sentido à vida cristã, dá sentido a nossa vida e torna grande a nossa existência. Falei, também, que Jesus aos 12 anos tinha definido seu itinerário de vida: “Devo ocupar-me das coisas de meu Pai”. Pe. Dehon, fundador da Congregação do Padres do Sagrado Coração de Jesus, aos 13 anos ouviu o chamado de Jesus e desde aí cultivou o desejo de colocar a sua vida a serviço do Reino de Deus. É preciso ter claro o que queremos fazer da nossa vida. O mundo abre caminho para quem sabe onde quer ir. Para quem se propõem um sentido pra vida, pra quem cultiva um objetivo claro, os obstáculos são vencidos. Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Jesus é o Caminho seguro que nos conduz à plenitude de sentido para a nossa existência.
O Despertar Vocacional contou com a participação dos adolescentes nas reflexões, em algumas dinâmicas e brincadeiras. O encontro, não obstante ao calor, foi marcado pela alegria e envolvimento dos adolescentes. A Equipe do SAV merece nosso reconhecimento pela dedicação e empenho para a realização desse evento. Deus abençoe a equipe.
Sejamos sensíveis ao apelo divino. Deus continua chamando. Nós nem sempre estamos dispostos a ouvi-lo e atendê-lo. Mas, quando necessitamos Dele, queremos que faça a nossa vontade. Temos dificuldade de compreender que o sentido da vida consiste em buscarmos a realização da vontade divina: “Seja feita a vossa vontade”, rezamos no Pai Nosso.
São José, nosso padroeiro, nos ajude a sonhar com o Reino de Deus e interceda por nossos adolescentes e jovens para que despertem para o mistério da vocação.

No Coração de Jesus,
Padre André da Silva, scj.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

O comentário é de total responsabilidade de seu autor e está sujeito as leis que regem a utilização deste serviço online.