Citando “incompetência”, Moro diz que não cumprirá decisão de habeas corpus

Juiz federal Sergio Moro | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP Memória.
Em despacho publicado neste domingo, o juiz Sergio Moro afirmou que não cumprirá decisão do desembargador Rogério Favreto que, em regime de plantão, concedeu habeas corpus a Lula. “O desembargador Federal plantonista, com todo respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do colegiado da 8ª Turma do Tribal Regional Federal da 4ª Região e ainda do plenário do Supremo Tribunal Federal”, destacou Moro.

O juiz disse ainda que foi orientado pelo presidente do TRF4 a consultar o relator “natural da apelação” de Lula, o desembargador João Pedro Gebran Neto. No despacho, ele ressalta que, em 5 de abril, recebeu ordem da 8ª Turma do TRF4 para prender o ex-presidente, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro de Lula. O juiz diz ainda que, “assim como não tem poderes de ordenar a prisão do paciente, não tem poderes para autorizar a soltura”.

O despacho destaca que a autoridade policial deve aguardar o esclarecimento da situação para “evitar o descumprimento da ordem de prisão exarada pelo competente Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região”.
Fonte: Correio do Povo

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.