Deputado Classmann celebra entrega de Prêmio Teixeirinha ao grupo Os 3 Xirus

Parlamentar recebeu o amigo e músico Bruno Neher, que representou os 3 Xirus. Foto Marcelo Bertani AL.

Nesta terça-feira, 4 de dezembro, a Assembleia Legislativa entregou a 18 agraciados o prêmio Vitor Mateus Teixeira. O deputado Aloisio Classmann comemorou com o amigo Bruno Neher, que falou em nome dos 3 Xirus na cerimônia, o troféu recebido pelo grupo na categoria Bandinha Típica Alemã. Destinado a destacar personalidades que incentivam os trabalhos e ações que divulgam a música e o artista gaúcho, a distinção foi criada em 1997. A cerimônia contou com apresentação do Grupo Matizes.
A Comissão Julgadora do Prêmio Teixeirinha é formada por dois representantes do Sindicato do Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimus/RS), Sindicato dos Compositores Musicais do Estado RS (Sicom/RS), um representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa RS.
Os 3 Xirus – O grupo foi criado em 1964 por Bruno Neher e Jorge Fagundes, caracterizando-se por executar a música regionalista gaúcha adaptada ao estilo germânico. A formação inicial de Os 3 Xirus, cujo nome fora dado por Paixão Côrtes, era composta pelos irmãos Neher (Bruno e Elmo) e Leonardo.
Ao comemorar 45 anos de carreira, o grupo Os Três Xirus lançou, em 2010, o álbum Em Parceria, com a participação especial de diversos nomes da música popular do Rio Grande do Sul, como Porca Véia, Garotos de Ouro, Os Mirins, Os Monarcas, Tchê Guri, Chiquito & Bordoneio, Neto Fagundes, Gaúcho da Fronteira, além do narrador esportivo Pedro Ernesto Denardin. O disco marca a última interpretação do ex-integrante do grupo Leonardo em vida.

Receberão o Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2018, nas diversas categorias, os seguintes agraciados:
Cantor: Cristiano Quevedo
Cantora: Tatiele Bueno
Declamador: João Batista de Oliveira
Declamadora: Liliana Cardoso
Trovador: Pedro Alaor Merchel
Compositor(a): Gujo Teixeira
Instrumentista: Charlise Bandeira
Arranjador(a): Sergio Rojas
Pajador(a): Paulo de Freitas Mendonça
Produtor(a) Musical: Dinorah Araújo
Capa de Disco: Labirintos de Papel – design gráfico – Raquel Gorski
Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): Rádio Litoral Sul FM 104.3
Grupo de Show: Tambo do Bando
Grupo de Baile: Os Monarcas
Grupo de Dança Gaúcha: União Gaúcha Simões Lopes Neto – Pelotas
Bandinha Típica Alemã: Os 3 Xirus
Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-rio-grandense: Bandinha do Piriquito
Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Maria da Graça Lazzari Bernardi
Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXAR UM COMENTÁRIO

O comentário é de total responsabilidade de seu autor e está sujeito as leis que regem a utilização deste serviço online.